top of page

CIDADE DE MONTE SANTO

Atualizado: 30 de jan.

Fotos: Messias Ribeiro

Monte Santo do Tocantins

Histórico

Embora não hajam registros de quando se iniciou o povoado nem qual a origem de seu nome, sabe-se que a história do município teve início com a descoberta de minério de cristal e a instalação de um garimpo.

De acordo com relatos de moradores mais antigos, os primeiros habitantes chegaram por volta de 1944. A área que hoje é o perímetro urbano do município era uma fazenda de propriedade do senhor Jaime Gama, que depois foi dividida em pequenas partes, para exploração de seu subsolo.

Nesta época, toda esta região pertencia ao condado de Araguacema e, posteriormente, a Miracema do Norte. Com a criação do Estado, novas cidades são criadas. Divinópolis do Tocantins, distrito de Miracema, é emancipado e recebe Monte Santo do Tocantins como seu distrito. Em 3 de outubro de 1993, houve a votação de plebiscito para emancipação política de Monte Santo do Tocantins, aprovado pela maioria da população.

O município foi criado em 1997. Os habitantes se chamam montesantenses. O município se estende por 1 091,6 km² e contava com 2 279 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 2,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Paraíso do Tocantins, Divinópolis do Tocantins e Chapada de Areia, Monte Santo do Tocantins se situa a 23 km a Norte-Oeste de Paraíso do Tocantins, a cidade mais próxima nos arredores. A cidade já foi utilizada como palco de gravações cinematográficas no filme Deus é Brasileiro.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Santo do Tocantins, pela Lei Estadual nº 682, de 26-05-1994, desmembrado do município de Divinópolis do Tocantins.

Sede no atual distrito de Monte Santo do Tocantins. Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Tendo como como atual prefeito(a) Nezita Martins Neta.

Fonte

126 visualizações0 comentário
bottom of page